-
Arquitetos: Gálvez & Márton Arquitetura
- Área: 1800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Madeira Perobinha Extra (Pau Pau), Pedra Hijau, Pedra Moledo Arujá, São Tomé Branca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência projetada pelo escritório Gálvez & Márton Arquitetura, está localizada em um condomínio no interior do estado de São Paulo, em um terreno triangular com vista privilegiada para o pôr do sol e para a área de preservação permanente.
A implantação é o fator que define a estratégia projetual inicial. Nesse caso, posicionar a casa no ponto mais alto possível, mantendo ainda uma boa relação de movimento de terra, mas atento à incidência solar no período da tarde.
A área de lazer está voltada para o norte e também para o oeste porém, nesta face, protegida por brises verticais pivotantes que controlam a incidência solar. A piscina define o limite do gramado plano assim como o fim do muro de pedra que, em três níveis, escalona-se até a rua de baixo.
Seis suítes, sendo duas no pavimento superior e quatro no térreo. Todas com vista para a paisagem, jardim interno e piscina. É uma casa de dois pavimentos que busca mesclar-se na paisagem através da utilização de pedras, madeira, vidro, concreto aparente, e tons terrosos e esverdeados.
As salas de estar e jantar são integradas com a varanda e gourmet contínua a varanda que se debruça sobre a piscina, permitindo ambientes generosos porém aconchegantes para receber amigos e familiares, integradas e com o jardim e a vista para a paisagem distante.
Uma curiosidade peculiar sobre esse projeto, é o fato de que da suíte principal foi o primeiro ambiente a ter sua posição definida por conta da vista para a capela do condomínio. Os ambientes integram-se visualmente através de panos de vidro e da forma em “J” do pavimento térreo de forma a mesclar espaços internos, jardim e paisagem.